PROGRAMAÇÃO CAMPINAS

16/09/2016

 

18h Abertura - "A Pétala do vento" Performance em homenagem à Nise da Silveira
Emilene Frigato

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Paulista (2000) ( CRP 06/63123). Especialista em Psicologia Analítica Junguiana pela Unicamp (2010-2012). Especialista em Arteterapia pela Unicamp (2008-2009), Filiada à AATESP, Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo (153/0710). Professora convidada para palestras em faculdades de Psicologia. Docente em cursos de Pós-Graduação em Arteterapia. Membro-coordenador do Grupo de Formação Continuada em Arteterapia.


Paulo Baeta

Professor Adjunto em Licenciatura de Dança na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, possui graduação em Psicologia pela Universitat Zurich (1986) e especialização em Psicologia Analítica pelo CG Jung Institut Zürich na Suiça. Experiência na área de Dança Contemporânea e em Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung para crianças, adolescentes e adultos. Temas principais: Dança, Improvisação, Psicologia Analítica, Processo de Individuação, Auroville.

 

19h -  Nise, caminhos de uma psiquiatra rebelde”

Gladys Schincariol

Psicóloga, Coordenadora executiva do Museu de Imagens do Inconsciente. Em 1974 iniciou estágio com Dra. Nise da Silveira no Museu de Imagens do Inconsciente e na Casa das Palmeiras. Em 1979 passou a ser Coordenadora dos projetos do Museu.

 

21h às 22h30 – Mesa Redonda
Caralâmpia e a Emoção de Lidar
Claudia Brasil

Psicóloga, Arteterapeuta membro fundadora da AARJ, Coordenadora da Casa das Palmeiras no período de 1996 a 2001. Pós graduada em psicologia analítica pela SBPA - UESA. 1999, Analista didata do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro filiado à AJB - IAAP. Atual presidente na gestão 2016 - 2018.

Alessandro Caldonazzo

Psicólogo, Mestre em Educação, Membro Analista Didata, filiado ao Instituto de Psicologia Analítica de Campinas, membro da Associação Junguiana do Brasil, membro da Internacional Association for Analytical Psychology - Zuriche / Suíça. Professor auxiliar da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS Professor auxiliar da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. .

 

 

Sábado - 17/09/2016

9h às 10h30  Uma abordagem da Psicose - Jung e Nise

Dr. Joel Sales Giglio

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1968) e doutorado em Ciências Médicas - área de concentração em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1976). Fez Pós Doutorado na University of Kansas - campus de Lawrence- e Menninger Foundation. Atualmente é professor associado MS 5 da Universidade Estadual de Campinas. Tem formação em Psicodrama, Psicologia Humanista rogeriana e em Psicologia Analítia. È analista Junguianao pela Assoc. Junguiana do Brasil e pela International Assoc. for Analytical Pshychology. Atua nas áreas: Psicoterapia, Análise Junguiana, Psico-oncologia, Psiquiatria e no treinamento de Psicoterapeutas e Analistas. Tem também formação musical e atuou como professor do Dept. de Música do IA / Unicamp. Atua como violinista em diversos grupos musicais.

 

10h30 às 11h – Coffee Break

 

 

11h às 12h30 – Oficina:- Do novelo de lã ao gato angorá: emoção de lidar e as técnicas expressivas. O método Nise da Silveira

Claudia Brasil

Psicóloga, Arteterapeuta membro fundadora da AARJ, Coordenadora da Casa das Palmeiras no período de 1996 a 2001. Pós graduada em psicologia analítica pela SBPA - UESA. 1999, Analista didata do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro filiado à AJB - IAAP. Atual presidente na gestão 2016 - 2018.

Autora do livro: Cores, Formas e Expressão: emoção de lidar e arteterapia na clínica junguiana, Wak editora. Rio de Janeiro, 2013

 

 

12h30 às 14h - Almoço


14h às 15h30 - Os inumeráveis estados do ser nas pinturas de um paciente psiquiátrico

Sergio Alécio Filho

Psicólogo clínico (USO-RP), Especialista em Psicologia Analítica (UNICAMP), Aprimoramento em Psicologia Clínica Institucional no Hospital Psiquiátrico Santa Tereza de Ribeirão Preto (FUNDAP), Supervisor de estágio na abordagem Junguiana na USP, Trabalho no CAPS álcool e drogas, na psiquiatria do Hospital das Clínicas (HCFMRP), Estágio no Museu Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro, Instrutor de Yoga.

15h30 às 16h – Coffee Break

 

16h – Reencontro com Nise da Silveira: um desdobrar de imagens

Lucas Vaz de Lima Mattos

Médico psiquiatra (USP/Ribeirão Preto), com especialização em dependência química (unifesp/uniad) e em integração fisiopsíquica/calatonia pelo instituto sedes sapientiae

 

 

16h30 A liberdade é terapêutica! Potência e delicadeza no encontro com a loucura"

Carolina Moraes Sombini                                                                                                  

Psicologa pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) , mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004), especialização em saúde mental (2004) e aprimoramento profissional em saúde pública (2001). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Saúde Mental tendo atuado profissionalmente como Apoiadora Institucional de Saúde Mental, no Distrito de Saúde Sudoeste e atualmente coordenando o CAPSij Espaço Criativo no município de Campinas/SP.

 

18h30 – Encerramento com vídeo de Maria Teresa Annes Vignoli

Psicóloga, psicoterapeuta, supervisora clínica. Graduada em Psicologia pela UFRJ, em 1976. Formada em Psicoterapia Infantil e do Adolescente pelo Geppi, em curso coordenado por Oswaldo Di Loretto (1980-81), Especialista em Gestalt-terapia (formação dada por Walter da Rosa Ribeiro em convênio com o CSP, de La Jolla/CA – 1980-82), Especialista em Psicologia Analítica Junguiana pela Unicamp (1999-2000). Apresenta trabalhos e coordena oficinas de escrita criativa desde 1990 em simpósios, congressos, universidades, escolas e cursos de especialização. Poeta, com publicações em livros, coletâneas e revistas de educação e de gestalt-terapia. Foi professora do módulo de Gestalt-terapia do Curso de especialização em Arte-Terapia da Universidade São Marcos, campus de Paulínea. (de 2001 a 2008). É professora colaboradora do Satori GT de Campinas e do Instituto Gestalt de São Paulo. Colaborou como consultora de texto e primeira revisora no livro Nise da Silveira: Caminhos de uma psquiatria rebelde, de autoria de Luiz Carlos Mello, diretor do Museo de Imagens do Inconsciente. (Automática Edições, RJ, 2014).

Local: Anfiteatro I da Legolândia
FMC - Faculdade de Medicina - UNICAMP

R. Tessália Vieira de Camargo, 126. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-887. Campinas, SP, Brasil